• O passeio

    • Editora Gato Leitor
    • Autor(a) Pablo Lugones
    • Ilustrador(a) Alexandre Rampazo
    • Premiação Prêmio FNLIJ 2018 Criança

Nesse Dia das Crianças e da Leitura, a FNIJ deseja que mais crianças e jovens possam ter acesso à leitura e ao livro de qualidade, em particular à literatura, na esperança de construirmos um futuro melhor para todos. Para nós, como difunde a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) desse ano, “O pequeno é grande num livro”.

A FNLIJ estará participando, juntamente com a Casa da Leitura/Fundação Biblioteca Nacional, pela primeira vez da XIII Semana de Artes de Laranjeiras e Cosme Velho (19 a 26 de outubro) com uma exposição dos livros que receberam o Prêmio FNLIJ 2018/Produção 2017.  O local é a nova sede da FNLIJ, situada na Casa da Leitura, no bairro de Laranjeiras.

No dia19 de outubro, às 11h, na abertura da exposição haverá a leitura de livros premiados.

Na quinta-feira, dia 25, às 15h,  leitoras-votantes,  Leonor Werneck, Margareth Mattos, Marisa Borba e Patrícia Corsino, estarão comentando os livros premiados quando será distribuída publicação sobre eles.

Nos dias 22, 23, 24 e 26 a Casa da Leitura  promove  atividades de debate, teatro e lançamento de livro.

Veja aqui a programação completa das atividades que ocorrerão na Casa da Leitura.

Assim que soubemos, na quinta-feira, dia 6 de setembro, da manifestação de uma mãe nas redes sociais em relação ao livro “O menino que espiava para dentro”, de Ana Maria Machado, acusando-a de incitar o suicídio, postamos no Facebook o nosso endosso à carta enviada pela editora Global e à declaração do blog Mãe que lê, prestando apoio e solidariedade à autora.

A injustiça cometida contra Ana Maria deixa a todos seus leitores perplexos e preocupados com a atitude de uma mãe que, na melhor das hipóteses, a acusou por desconhecimento da obra da autora e da literatura em geral, somando-se a demonstrações semelhantes de censura às expressões artísticas que temos assistido, também perplexos.

Não é a primeira vez que os livros sofrem esse tipo de ataque, o que deixa nossos corações e mentes apreensivos diante da perspectiva de cerceamento da liberdade de pensar e criar.

Ana_Maria_Machado_-_02.jpg

 

No 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a FNLIJ transmitiu pelo Facebook as palestras dos Encontros Paralelos e do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós.

Agora é possível rever esses encontros no nosso canal do YouTube. Confira aqui.

Confira aqui o regulamento do Prêmio FNLIJ 2019 - Produção 2018.

A premiação conta, atualmente, com 18 categorias: Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro; Teórico; Tradução/adaptação (criança/jovem/informativo/reconto); Escritor Revelação; Ilustrador Revelação.

A participação na 45ª Seleção Anual do Prêmio FNLIJ, que culmina no Prêmio FNLIJ 2019 – Produção 2018 para os melhores livros, está aberta a todas as editoras brasileiras que tenham títulos em língua portuguesa e publicados em 1ª edição/copyright no ano de 2018 para crianças e jovens, nas categorias descritas anteriormente.

A participação é gratuita e será feita mediante o envio de 05 (cinco) exemplares de cada livro publicado em 1ª edição no ano de 2018. A fim de evitar o acúmulo, solicitamos especial atenção para que os livros sejam encaminhados à FNLIJ, ao longo do ano, à medida que são lançados.
Lembramos que a data de envio dos livros deve ser feita até o dia 31 de dezembro de 2018, data de encerramento das inscrições.


Chamamos atenção para o endereço do novo local para envio:

PRÊMIO FNLIJ 2019 – PRODUÇÃO 2018
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ
Casa da Leitura
Fundação Biblioteca Nacional
Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ – CEP: 22221-140

 

Veja aqui os vencedores dos Concursos FNLIJ 2018

No dia 23 de maio, durante o emocionante evento de aniversário de 50 anos da FNLIJ – IBBY Brasil, foi lançada a marca comemorativa do jubileu de ouro feita por Roger Mello, com apoio da Global Editora.