Aconteceu

Silvia Castrillón recebeu uma homenagem, ontem (dia 04 de dezembro de 2018), da embaixada do Brasil na Colômbia pelo seu contínuo serviço a promoção da literatura infantil e juvenil brasileira na Colômbia e na América Latina e por sua contribuição aos vínculos entre Colômbia e Brasil.

Homenagem a Silvia Castrillon 1

Nesse Dia das Crianças e da Leitura, a FNIJ deseja que mais crianças e jovens possam ter acesso à leitura e ao livro de qualidade, em particular à literatura, na esperança de construirmos um futuro melhor para todos. Para nós, como difunde a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) desse ano, “O pequeno é grande num livro”.

A FNLIJ estará participando, juntamente com a Casa da Leitura/Fundação Biblioteca Nacional, pela primeira vez da XIII Semana de Artes de Laranjeiras e Cosme Velho (19 a 26 de outubro) com uma exposição dos livros que receberam o Prêmio FNLIJ 2018/Produção 2017.  O local é a nova sede da FNLIJ, situada na Casa da Leitura, no bairro de Laranjeiras.

No dia19 de outubro, às 11h, na abertura da exposição haverá a leitura de livros premiados.

Na quinta-feira, dia 25, às 15h,  leitoras-votantes,  Leonor Werneck, Margareth Mattos, Marisa Borba e Patrícia Corsino, estarão comentando os livros premiados quando será distribuída publicação sobre eles.

Nos dias 22, 23, 24 e 26 a Casa da Leitura  promove  atividades de debate, teatro e lançamento de livro.

Veja aqui a programação completa das atividades que ocorrerão na Casa da Leitura.

No 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a FNLIJ transmitiu pelo Facebook as palestras dos Encontros Paralelos e do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós.

Agora é possível rever esses encontros no nosso canal do YouTube. Confira aqui.

Assim que soubemos, na quinta-feira, dia 6 de setembro, da manifestação de uma mãe nas redes sociais em relação ao livro “O menino que espiava para dentro”, de Ana Maria Machado, acusando-a de incitar o suicídio, postamos no Facebook o nosso endosso à carta enviada pela editora Global e à declaração do blog Mãe que lê, prestando apoio e solidariedade à autora.

A injustiça cometida contra Ana Maria deixa a todos seus leitores perplexos e preocupados com a atitude de uma mãe que, na melhor das hipóteses, a acusou por desconhecimento da obra da autora e da literatura em geral, somando-se a demonstrações semelhantes de censura às expressões artísticas que temos assistido, também perplexos.

Não é a primeira vez que os livros sofrem esse tipo de ataque, o que deixa nossos corações e mentes apreensivos diante da perspectiva de cerceamento da liberdade de pensar e criar.

Ana_Maria_Machado_-_02.jpg

 

2º Concurso Internacional de Ilustração de Pontevedra

A FNLIJ, como seção brasileira do IBBY, divulga o 2º Concurso Internacional de Ilustração de Pontevedra. Organizado pela Câmara Municipal de Pontevedra, em colaboração com o Gálix – a seção galega do IBBY da Espanha –, o concurso elegerá uma ilustração para o pôster da 20ª Feira Internacional de Livros para Crianças e Jovens de Pontevedra, que acontecerá em Pazo da Cultura, de 22 março a 12 abril de 2019.

A ilustração deve representar o tema da feira “A Revolução” e será premiada com € 3.000,00 (bruto). Além disso, as ilustrações vencedoras e finalistas serão exibidas na 20ª Feira Internacional de Livros para Crianças e Jovens de Pontevedra e integrarão um catálogo, impresso no formato de calendário.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro de 2018, às 23:59 CEST (horário local em Pontevedra). O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.

No dia 23 de maio, durante o emocionante evento de aniversário de 50 anos da FNLIJ – IBBY Brasil, foi lançada a marca comemorativa do jubileu de ouro feita por Roger Mello, com apoio da Global Editora. 

No ano do seu jubileu de ouro, a FNLIJ tem a honra de anunciar os vencedores do 44º Prêmio FNLIJ 2018 — Produção 2017.

Felicitando os vencedores, agradecemos aos editores que enviaram seus livros para a FNLIJ e para os leitores votantes.

A entrega dos certificados aos autores e editores será realizada na cerimônia de abertura do 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, dia 28 de junho. 

Confira aqui a lista dos vencedores das 15 categorias.

 

Marca SalaoFNLIJ2018 AzulHorizontal

 

Programe-se para o 20º Salão FNLIJ!

O evento vai acontecer de 27 de junho a 5 de julho no Centro de Convenções SulAmérica, no Salão Nobre, mesmo espaço do ano passado. A FNLIJ começa a preparar com muito carinho a programação com escritores e ilustradores para encontros, leituras e muito bate-papo com as crianças e jovens na Biblioteca, no Espaço do Ilustrador e de Leitura.

Os editores de LIJ estarão presentes apresentando a riqueza da produção editorial brasileira de literatura para crianças e jovens e dos livros informativos.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro confirmou presença dos seus professores e alunos.

O 20º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e os Encontros Paralelos também vão apresentar o melhor conteúdo para professores, bibliotecários e educadores.

Veja o site do 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens clicando aqui!

Abrindo as comemorações dos 50 anos da FNLIJ, organizamos uma agenda de atividades especiais no nosso estande na Feira de Bolonha. O estande da FNLIJ é apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores, via Embaixada na Itália, e pelas editoras: Edições SM, Editora do Brasil, FTD, Global e Moderna/Salamandra.

A jornalista e colunista Míriam Leitão realizou o antigo sonho de escrever para crianças ao publicar em 2013 o livro “A perigosa vida dos passarinhos pequenos: baseada em fatos reais” (Rocco). A escritora recebeu o Prêmio FNLIJ de Escritora Revelação pelo título e tem participado da programação do Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens nos últimos anos.

Miriam Leitão - 16

No blog do filho, Matheus Leitão, Míriam escreve aos sábados e a FNLIJ compartilha aqui duas crônicas em que a jornalista reflete sobre a sua experiência no Salão FNLIJ e a cumplicidade que a leitura possibilita para alimentar o afeto entre pais e filhos.

A vida é assim - 09/07/2016

Livros, histórias, sensações - 10/03/2018

Na manhã desta quinta feira (dia 08/03/2018), Carlo Carrenho, fundador e CEO do Publishnews e atual membro do Conselho Curador da FNLIJ,  foi recepcionado pela Elizabeth Serra, em visita à sede provisória da Fundação em Copacabana.

                                        Carlo Carrenho e Beth Serra

Confira o catálogo FNLIJ's Selection of Brazilian Writers, Illustrators and Publishers, produzido especialmente para a participação da FNLIJ na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, a se realizar entre os dias 26 e 29 de março.

Catalogo FNLIJ Bolonha 2018-capa 01

Pagina 1 de 8