Aconteceu

portella

 

Comunicamos com pesar o falecimento (02/05) do acadêmico Eduardo Portella, membro do conselho consultivo e ex-membro do conselho administrativo da FNLIJ. Além das carreiras de professor e escritor, Portella foi ministro da Educação, secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e ocupava a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras. A FNLIJ registra sua tristeza e envia seus sentimentos aos familiares de Eduardo Portella.

A FNLIJ participou do programa Salto para o Futuro, que vai ao ar no dia 19 de abril, às 19h, na TV Escola. Ao lado da escritora Marina Colasanti, Elizabeth Serra, secretária geral da FNLIJ, conversou sobre leitura, literatura e o Dia Internacional do Livro Infantil (DILI), tema central do episódio.

O DILI, uma iniciativa do IBBY e por três vezes patrocinado pela FNLIJ, este ano ficou sob responsabilidade da seção russa do IBBY. Para saber como sintonizar a TV Escola na sua região, acesse aqui

 

Após o anúncio da seleção dos ilustradores e livros aprovados para a Bienal de Bratislava, a FNLIJ identificou que alguns materiais não haviam chegado à sede, ainda que postados dentro do prazo estabelecido. Por conta das obras realizadas no Palácio Gustavo Capanema, onde a FNLIJ está localizada, algumas correspondências foram encaminhadas para outro prédio, o que acarretou enorme demora em nosso recebimento. Lamentamos o ocorrido e, após análise do material enviado, inserimos mais dois títulos à seleção. Confira a lista final aqui.

O ilustrador e autor de livros de imagem Wolf Erlbruch foi escolhido para receber o Astrid Lindgren Memorial Award de 2017. O anúncio foi feito hoje, 4, na Suécia e teve transmissão ao vivo na Feira de Bolonha. Erlbruch nasceu na Alemanha, em 1948, e no Brasil tem mais de dez livros publicados, entre eles O pato, a morte e a tulipa (Cosac Naify), A criação (Cosac Naify) e O rei e o mar (Cia das Letrinhas), que receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ. O júri do ALMA destacou a variedade de técnicas empregadas em seu trabalho e sua base humanista, além da capacidade de tornar questões existenciais acessíveis e apreensíveis a todas as idades.

 

Wolf

O escritor e ilustrador Roger Mello, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen em 2014, receberá ilustradores que queiram mostrar seu portfólio. A atividade acontecerá no estande da FNLIJ na Feira do Livro Infantil de Bolonha – Itália, o maior evento internacional voltado exclusivamente para o livro para crianças e jovens. A ideia é dar oportunidade a jovens ilustradores de conversar sobre seu trabalho com um artista de relevo internacional e grande rigor artístico. Aberto aos visitantes da feira, a atividade está marcada para a terça-feira, 4 de abril, das 16h às 18h. 

 

                 Ilustrador Roger Mello                                                    Bolonha

A próxima edição da Bienal de Ilustrações de Bratislava acontecerá de 8 de setembro a 29 de outubro de 2017.

A FNLIJ selecionará os ilustradores para participar da BIB 2017. O prazo para concorrer na Bienal de Ilustradores de Bratislava foi prorrogado. Saiba como participar da seleção.

FNLIJ divulga petição em defesa da biblioteca IBBY em Lampedusa, que nos últimos cinco anos atendeu diversas crianças refugiadas que chegaram à ilha. A iniciativa parte do IBBY/Itália e corre o mundo. Assine você também.

Lampedusa

Ferreira Gullar

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil lamenta o falecimento do poeta Ferreira Gullar, no domingo (5/12/2016). Um dos grandes nomes da poesia brasileira, participou do inovador movimento neoconcreto e escreveu importantes livros para crianças. Lembramos, por exemplo, Bichos do lixo, também ilustrado por Gullar, em que a ludicidade da palavra é recuperada em sua essência.

Veja aqui os regulamentos dos concursos FNLIJ 2017

O 22º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, o 16º Concurso FNLIJ Leia Comigo!, o 14º Concurso FNLIJ/Inbrapi Tamoios de Textos de Escritores Indígenas e o 14º Concurso FNLIJ — Leitura de Escritores Indígenas tiveram o prazo de inscrição prorrogado.

 A data-limite, que era até o final de março, será agora 30 de abril de 2017. A FNLIJ compreende que os interessados terão mais tempo para atender os itens do regulamento e que assim alcança o maior número de pessoas de todas as regiões do país. Então, não deixe de participar e ajude a divulgar boas experiências com leituras e livros para crianças e jovens.

14º Concurso FNLIJ/INBRAPI Tamoios

14º Concurso FNLIJ Curumim

16º Concurso FNLIJ Leia Comigo

22º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo a Leitura

Após a publicação digital de No lugar da leitura: biblioteca e formação, o Movimento por um Brasil Literário lança uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse para a impressão do livro.

Publicar este livro é, para o MBL, avançar mais um degrau da longa escada que nos propusemos a subir, unindo esforços para construir um Brasil em que também a leitura da escrita literária, valorizada e desejada, esteja presente.

Saiba mais clicando aqui

Prazo para envio de obras de autores nacionais – Feira de Bolonha 2017

De acordo com o Regulamento da 43ª Seleção Anual do Prêmio  FNLIJ 2017 – Produção 2016, o prazo para os editores que desejam participar da seleção 2017 para o Catálogo, de obras de autores nacionais, que a FNLIJ organiza todos os anos para a Feira de Bolonha, é até o dia 30 de setembro de 2016.

Lembramos que, caso o livro já tenha sido enviado para a 43ª Seleção Anual do Prêmio FNLIJ, não há necessidade de nova remessa.

Confira aqui o Regulamento da 43ª Seleção Anual do Prêmio FNLIJ 2017 – Produção 2016, para mais esclarecimentos.

CLAIRVOYANTS

 

A seção polonesa do IBBY lança a segunda edição do Concurso Clairvoyants, direcionado a ilustradores de todo o mundo. O concurso avaliará projetos de ilustração de livros, tendo como norte a “ambição de despertar o potencial criativo de jovens artistas, de preocupar-se com a qualidade estética e editorial dos livros infantis, de buscar padrões de qualidade na área e de apoiar o crescimento de livros infantis poloneses e sua visibilidade no mundo”.

 

A premiação terá 3 categorias:

1 - Prêmio de 2.500,00 Euros e duas menções honrosas;

2 - Publicação do livro pela Dwie Siostry Publishing House;

3 - Participação na exposição dos melhores trabalhos.

A inscrição deverá ser feita entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro de 2016.

Confira o regulamento aqui.

O IBBY apresentou em seu 35º Congresso Internacional, este ano ocorrido na Nova Zelândia, os escritores e ilustradores presentes no IBBY Honour List 2016. Como parte das atividades das seções nacionais, a FNLIJ indicou os nomes brasileiros: Lúcia Hiratsuka, como escritora pelo livro Orie (Pequena Zahar); Alexandre Camanho, como ilustrador pelo livro Os três ratos de Chantilly (Pulo do Gato); e Marina Colasanti, como tradutora do livro Stefano, de María Teresa Andruetto (Global). Confira o vídeo do IBBY aqui.  

Lançada em 24 de agosto no Snel (RJ) e em seguida na Bienal de São Paulo, no dia 28, a série histórica 10 anos da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro (Fipe/USP), encomendada pelo SNEL e CBL, apresenta números importantes para análise do mercado editorial. Destaca-se a edição pela compilação inédita de uma década de atividade editorial no país. Confira o documento aqui.

Pagina 1 de 6